Páginas

sábado, 30 de junho de 2012

O Caldeirão

(Iniciando a série INSTRUMENTOS)



O principal instrumento ritualístico utilizado pelos bruxos, ele simboliza desde a antiguidade o útero universal, ou seja, o útero da Grande Mãe, de onde tudo vem e para onde tudo retorna. Na prática é usado para transformar os feitiços através da queima de ervas , papéis, alimentos, líquidos e demais itens.
É normalmente preto e feito de ferro. Seu tamanho varia de pessoa para pessoa. Representa no altar o elemento éter aquele que une todos os outros. É comum guardar instrumentos menores no caldeirão para protege-los ou esconde-los.
Fonte: http://www.oldreligion.com.br/novo/conteudo/index.asp?Qs_idConteudo=134

quinta-feira, 28 de junho de 2012

UWB representa a Wicca na Rio+20!

A União Wicca do Brasil representou a Wicca na Cúpula dos Povos na Rio+20. Segue abaixo a reportagem tirada do site da UWB (no qual você pode entrar clicando no link na barra lateral do blog, onde indico alguns blogs e sites):

Na sexta-feira (15/06), no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro, ocorreu a abertura oficial do complexo de tendas chamado “Religiões por Direitos”. Este espaço faz parte do território da Cúpula dos Povos na Rio+20.
Como abertura do evento, estava previsto um culto interreligioso com a participação de três religiões, e a Wicca era uma delas, sendo que, ao chegar a hora da abertura, apenas o sacerdote Og Sperle, presidente da União Wicca do Brasil estava presente no local, ficando com a responsabilidade de realizar o ritual de abertura dos diálogos interreligiosos na Rio+20.

Para os presentes no local, houve um certo espanto ao saberem que teriam um bruxo a realizar o “culto” de abertura do evento, sendo que, mais intrigados ficaram quando o sacerdote Og Sperle começou a litania, visto que a mesma teve o enfoque wiccano, com a abertura do círculo e dos quadrantes “portais”.

No mais, o rito seguiu por uma linha pagã, e não propriamente wiccana, isso ficou bem evidente quando o sacerdote cantou a música “Irmãos da Lua” de Renato Teixeira, momento que emocionou os presentes.

Outro momento marcante foi quando o sacerdote Og Sperle convidou duas lideranças religiosas que estavam presentes no público para subirem ao palco, o representante da igreja Anglicana, Rev. Daniel Rangel e a Sra. Édna dos Santos, do Kardecismo, que juntos finalizaram cantando uma música de Milton Nascimento e Chico Buarque chamada “Cio da Terra”.

O espaço "Religiões por Direitos" tem por finalidade garantir a visibilidade e participação de organismos, expressões e grupos religiosos na Cúpula dos Povos na Rio+20.

Como pano de fundo comum, lideranças convidadas, das diversas expressões religiosas do país, estarão do dia dos dias 15 ao 22 de junho, se esforçando para promover os Direitos Humanos (direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais).  Essa presença interreligiosa tem por objetivo, a construção de uma agenda de eventos que estarão acontecendo durante a Cúpula dos Povos em torno dos seguintes temas principais:

a) Soberania alimentar
b) Mudanças climáticas
c) Juventude e justiça ambiental
d) Novos paradigmas e desenvolvimento sustentável
e) Povos tradicionais de terreiros
f) Paz, conflitos religiosos e bens comuns

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Comemorando Yule




Esta é minha comemoração de Yule. Bem improvisada, desfalcada, feita em segredo no meu quarto em quanto todos dormiam... Infelizmente, não posso ter tudo por ser menor de idade e de família católica... Mas sei que um dia poderei fazer os sabbaths com tudo que se pede!
Bem-Vindo Deus Sol!

Discriminação


Por quê as datas religiosas cristãs são feriados e as datas dos pagãos são dias úteis??

Blessed Yule!


Hoje, dia 21 de junho, é o Solstício de Inverno, ou seja, o sabbath Yule! Hoje, a Deusa deu à luz ao Deus, forte e renovado, que vem ao mundo como criança prometida. Abra o Círculo, acenda uma vela ou um caldeirão, comemore Yule. Aproveite e peça amor, paz e fortuna!
Feliz Yule aos meus irmãos wiccanos! 

domingo, 10 de junho de 2012

O Círculo Sagrado


Nele devem estar presentes algo simbolizando os 4 elementos. Pode ser velas nas cores dos elementos (Fogo=Vermelho, Ar=Amarelo, Água=Azul, Terra=Verde ou Preto) ou representantes como uma folha ou um punhado de terra representando a Terra, uma vela acesa para o Fogo, incenso para o Ar e um cálice de água para Água. O que quer que esteja representando os elementos devem estar em suas posições no círculo: Fogo ao Sul, Terra ao Norte, Água ao Oeste e Ar ao Leste.
Após abrir o Círculo (rodando três vezes partindo do Norte no sentido horário e dizendo alguams palavras de abertura), deve saudar os elementos. Comece saudando o elemento Ar, convidando-o a entrar no Círculo, dando as boas-vindas. Prossiga aos outros elementos no sentido horário. Antes de fechar o círculo (dando três voltas no sentido anti-horário partindo do Norte e proferindo palavras de fecho), agradeça a presença do elemento Ar e prossiga aos outros elementos no sentido anti-horário.
Lembre-se de invocar a Deusa e o Deus para o Círculo também.