Páginas

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Um resumo sobre o Pentagrama

Este post é para você que está se iniciando agora na Arte e para você que apenas está pesquisando sobre o pentagrama por curiosidade e acabou parando aqui no Wiccan Times! Não vou falar de forma solene, com toda a pompa, vou falar de maneira informal mesmo como se estivéssemos todos num parque, perto de um laguinho conversando enquanto vemos a mãe natureza agir a nossa volta. 

Bem, para começar, muito preconceito rodeia o formato da estrela circunscrita. Ele vem do período da inquisição, quando pegaram nossos símbolos e falaram para todos que eles eram do demônio, fazendo com que as pessoas temessem as bruxas e apoiassem sua caça, tortura e morte. O Deus da Wicca representa o lado selvagem, a floresta, os animais. Por isso, ele tem cascos e chifres. O chifre tornou-se símbolo do demônio naquela época. A deusa é simbolizada pelo pentagrama normal e o deus pelo pentagrama invertido (hoje, por causa da manipulação da época da caça as bruxas, o pentagrama invertido e a imagem do bode é usado pelos satânicos).
Mas, o pentagrama nada mais é que a união dos elementos, juntos formando uma proteção.


Esses são os símbolos adotados inclusive pela química e pela alquimia para designar os elementos. É muito fácil de aprender. Já já explico como "decorar".

A quintessência, o quinto elemento, varia de acordo com a cultura. Pode ser madeira, metal, éter ou o espírito, que é o adotado pela Wicca. 
As cores que os representam e, no caso dos elementos principais, o ponto cardeal:

Ar - Amarelo - Leste

Terra - Verde - Norte

Fogo - Vermelho - Sul

Água - Azul - Oeste

Espírito - Branco ou roxo

Sobre os símbolos. Veja bem, cada elemento é definido por duas características: ativo/passivo e feminino/masculino.

Fogo: ativo masculino

Ar: passivo masculino

Água: passivo feminino

Terra: ativo feminino

Eu recomendo que, antes de continuar a ler esse post, você pegue um pedacinho de papel e uma caneta e tente juntar cada elemento ao seu completo oposto.

Bem, completos opostos:
Fogo e Água
Terra e Ar

Ligados pela característica "passivo/ativo":
Fogo e Terra: ativos
Ar e Água: passivos

Ligados pela característica "feminino/masculino":
Fogo e Ar: masculinos
Terra e Água: femininos

No quê isso ajuda a aprender os símbolos?
Veja bem, o triângulo normal para cima e o triângulo normal para baixo são figuras completamente opostas, assim como o triângulo com linha pra cima e o triângulo com linha para baixo são completos opostos também. Com isso você já sabe que se triângulo normal para cima é o fogo, o para baixo é água.
Mas como saber inicialmente? Bem o triângulo normal para cima lembra uma chama, não? A chama sobe, a água ou fica parada ou cai, nunca sobe, então triângulo apontado para baixo. O triângulo com linha apontado para cima... bem, olhe para o céu, que é o que mais remete ao ar. Ele está em cima certo? Na direção da onde a ponta do triângulo está apontando.E nós pisamos na terra, por isso ela está embaixo, para onde o triângulo com a linha pra baixo está apontando.
Não sei se deu para entender, é um pouco confuso, é assim que eu aprendi os símbolos, espero que dê para vocês entenderem, pois se der vocês nunca mais esquecerão.


Blessed Be!

Algumas palavras


Make a spell, whisper to the moon, smile to the sun, hug a tree, talk to the flowers, feel the water, sense the aura, get warm with the fire, mess with the earth, breath the air, live the magic in your veins everyday in every each thing you see.
(Sel_Fire)

Notei que meu pentagrama estava logo acima da palavra "make" da minha blusa. Só consegui pensar no significado do pentagrama e o que a palavra "make" queria dizer. E então, comecei a divagar e acabou saindo esse trechinho que coloquei logo acima.


Imbolc se passou, e aí vem Ostara de novo!

É incrível, sempre quando penso no quanto o ano passou rápido é porque o próximo sabbath já é Ostara. Eu só paro pra pensar nisso nessa época do ano, muito engraçado. Sinto como se fosse ontem que eu estava pintando os ovos, colhendo as flores e me purificando com infusão de alecrim para celebrar o equinócio de primavera.
Mas enfim, hoje eu só queria postar umas fotos, uma do Samhain desse ano e uma do Imbolc recém-passado. Isso é especialmente para os bruxos e bruxas menores de idade como eu, que tem que celebrar escondido e deixa de almoçar/lanchar na escola para economizar dinheiro e comprar o que precisa (e acha vendendo!). No início eu tinha receio de que o que eu podia fazer não fosse o bastante, mas não precisa de toda aquela pompa e circunstância aos olhos da Deusa. Se seu coração e mente estiverem voltados para o significado da celebração, para tudo dá-se um jeito. O importante é celebrar do jeito que conseguir, não deixar a data passar em branco.


Alguns sabbaths eu consigo elaborar mais. Infelizmente, nunca é o caso de Samhain, o meu segundo sabbath favorito. Sempre que chega 30 de abril, por algum motivo, encontro uma dificuldade tremenda para organizar Samhain. Por isso, esse ano eu acendi o fogo no caldeirão e, como em todo Samhain, este subiu muito rápido e muito alto (até me assusta, receio por fogo na casa). Todo Samhain eu tenho problema com a altura do fogo. Acendi um incenso e fiz leitura de tarôt na formação passado - presente- futuro. 


Imbolc foi bem legal. Consegui quase tudo o que precisava, ficou bem bacana. E depois da celebração eu ainda tomei o banho com a infusão de louros que recomendam para este sabbath.

Então, é isso gente. Espero que tenham gostado e aqueles que se veem na mesma situação que eu tenham encontrado algum conforto quanto a isso.
Lembrando, O IMPORTANTE É CELEBRAR!
Blessed Be!