Ensinamento

A definição mais popular de magia é: "A Arte de alterar e moldar a realidade através do poder da vontade".

Sabbaths

Na Wicca, comemoramos os sabbaths (ou sabás, sabaths, sabats, existem muitas escritas), que são os festivais sazonais (início e auge das estações). São 8 sabbaths por ano: Samhain, Litha, Lammas, Imbolc, Ostara, Beltane, Yule, Mabon. Os que marcam o início das estações: Litha/Midsummer (Solstício de Verão), Yule (Solstício de Inverno), Mabon (Equinócio de Outono) e Ostara (Equinócio de Primavera). Os que marcam o auge: Lammas/Lughnasad (Auge do Verão), Beltane (Auge da Primavera), Imbolc/Candlemas (Auge do Inverno), Samhain (Auge do Outono, ano-novo bruxo, dia em que a fronteira entre o mundo dos mortos e o mundo dos vivos fica mais "fina").

Roda do Ano Wicca-Hemisfério Sul


Cada um dos sabbaths representa uma parte da história do Deus Sol Cernunnos e da Deusa Lua Diana. Os dois são marido mulher e mãe e filho, isso acontece muito quando se trata de deuses antigos. Na mitologia egípcia e grega existem váriso casos assim. É algo comum para as divindades. Vou botar aqui um resuminho sobre cada sabbath, e a história completa de cada e como celebrá-los você pode encontrar num site que eu amo, o Old Religion.


2 de fevereiro: Lammas/Lughnasad: Este é o primeiro dos três Sabbaths da colheita. O Deus já dominou o mundo das trevas e agora passará por leves mudanças, seu poder está declinando com o passar dos dias. Por isso, o honramos e agradecemos pela energia dispensada sobre as colheitas. O dia é comumente associado a Lugh, Deus Celta do Sol. Lughnasad era tipicamente uma festa agrícola, onde se agradecia pela primeira colheita do ano. Lugh é o Deus Sol. na Mitologia Celta, ele é o maior dos guerreiros, que derrotou os Gigantes, que exigiam sacrifícios humanos do povo.


20-23 de Março: Mabon (Pronuncia-se Mêibon): A fraqueza do Deus já se faz sentir, e as plantações vão aos poucos desaparecendo, enquanto os estoques se enchem.No Panteão Celta, Mabon, também conhecido como Angus, era o Deus do Amor. Nessa noite devemos pedir harmonia no AMOR e proteção para as pessoas que amamos. Está é a segunda colheita do ano. O deus está agonizando e logo morrerá.  E este é o Festival em que devemos pedir pelos que estão doentes e pelas pessoas mais velhas, que precisam de nossa ajuda e CONFORTO . Também é nesse festival que homenageamos as nossas Antepassadas Femininas, queimando papéis com seus nomes no Caldeirão e lhes dirigindo palavras de gratidão e bênçãos.


20-23 de dezembro: Litha/Midsummer: Esse é o ápice do verão, quando o Deus e a Deusa se encontram em sua plena juventude, e com toda energia da vida ascendente. Na noite de Midsummer (O Solstício de Verão) fadas, duendes e toda a sorte dos ELEMENTAIS correm pela Terra, celebrando o fervor da vida. A data era comemorada nos tempos antigos geralmente com jogos e festivais. O corpo e o físico são reverenciados nesta data. Nesse dia o Sol atingiu a sua plenitude. É o dia mais longo do ano. O deus chega ao ponto máximo de seu poder. Este é o único Sabá em que às vezes se fazem feitiços, pois o seu poder mágico é muito grande.


30 de abril: Samhain (Noite dos Ancestrais ou Ano-Novo):Este é o mais importante de todos os Festivais, pois, dentro do círculo, marca tanto o fim quanto o início de um novo ano. Nessa noite, o véu entre o nosso mundo e o mundo dos mortos se torna mais tênue, sendo o tempo ideal para nos comunicarmos com os que já partiram. As BRUXAS não fazem RITUAIS para receber mensagens dos mortos e muito menos para incorporar espíritos. O sentido do Halloween é nos sintonizarmos com os que já partiram para lhes enviar mensagens de AMOR e harmonia. A noite do Samhain (pronuncia-se SOUEN) é uma noite de alegria e festa, pois marca o início de um novo período em nossas vidas, sendo comemorado com muito ponche, bolos e doces. A cor do sabá é o negro, sendo o Altar adornado com maçã, o símbolo da Vida Eterna.


31 de outubro: Beltane: É o Sabbath da fertilidade, em que se celebra o casamento dos DEUSES .Beltane é o mais alegre e festivo de todos os Sabás. O Deus, que agora é um jovem no auge da sua fertilidade, se apaixona pela Deusa, que em Beltane se apresenta como a Virgem e é chamada "Rainha de Maio". Em Beltane se comemora esse AMOR que deu origem a todas as coisas do Universo. Beleno é a face radiante do Sol, que voltou ao mundo na Primavera.

 

20-23 de setembro: Ostara: Pela primeira vez no ano o dia e a noite se fazem iguais. É portanto, uma data de equilíbrio e reflexão. Os dias escuros se vão, e a TERRA está pronta para ser plantada. É quando os Deus e Deusa se apaixonam, e deixam de ser mãe e filho. Nessa data, a semente da vida é semeada no ventre da Deusa, A Donzela revigorada e cheia de alegria. O Deus é devidamente armado para sair em sua viagem no mundo das trevas e reconquistá-lo, para que posteriormente a luz volte a reinar.
Ostara é o Festival em homenagem à Deusa Oster, senhora da Fertilidade, cujo símbolo é o coelho. Foi desse antigo festival que teve origem a Páscoa.

 

1 de agosto: Imbolc/ Candlemas: da CURA , da ESCRITA , da Metalurgia, das Artes marciais e do FOGO . As coisas não acontecem diante de nossos olhos, mas já estão lá, lentamente, pulsando, esperando o momento certo para vir à tona. A Deusa vagarosamente recupera-se do parto, e acorda sob a energia revigorante do Sol. Esse é o também chamado Festival das Luzes, em que se acendem VELAS por toda a casa, mais especialmente nas janelas, para anunciar a vinda do Sol e mostrar ao menino Deus seu caminho.


20-23 de junho: Yule: Esse é o Solstício de Inverno, a noite mais longa do Ano. A partir desse dia, o Sol se aproxima da Terra, e a escuridão do inverno ameaça ir embora. É quando a Deusa dá à luz seu novo filho, o Deus renovado e forte, ainda bebê.


Às vezes é muito difícil celebrar o sabbath certinho, com tudo que é preciso, principalmente para os jovens. Mas não se sinta um péssimo bruxo porque não consegue realizar os sabbaths do jeito certo, os deuses ligam para o que está no seu coração, para a sua vontade de saudá-los, para o seu amor à Arte, e não para coisas físicas.

Abençoados Sejam!