Ensinamento

A definição mais popular de magia é: "A Arte de alterar e moldar a realidade através do poder da vontade".

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Um resumo sobre o Pentagrama

Este post é para você que está se iniciando agora na Arte e para você que apenas está pesquisando sobre o pentagrama por curiosidade e acabou parando aqui no Wiccan Times! Não vou falar de forma solene, com toda a pompa, vou falar de maneira informal mesmo como se estivéssemos todos num parque, perto de um laguinho conversando enquanto vemos a mãe natureza agir a nossa volta. 

Bem, para começar, muito preconceito rodeia o formato da estrela circunscrita. Ele vem do período da inquisição, quando pegaram nossos símbolos e falaram para todos que eles eram do demônio, fazendo com que as pessoas temessem as bruxas e apoiassem sua caça, tortura e morte. O Deus da Wicca representa o lado selvagem, a floresta, os animais. Por isso, ele tem cascos e chifres. O chifre tornou-se símbolo do demônio naquela época. A deusa é simbolizada pelo pentagrama normal e o deus pelo pentagrama invertido (hoje, por causa da manipulação da época da caça as bruxas, o pentagrama invertido e a imagem do bode é usado pelos satânicos).
Mas, o pentagrama nada mais é que a união dos elementos, juntos formando uma proteção.


Esses são os símbolos adotados inclusive pela química e pela alquimia para designar os elementos. É muito fácil de aprender. Já já explico como "decorar".

A quintessência, o quinto elemento, varia de acordo com a cultura. Pode ser madeira, metal, éter ou o espírito, que é o adotado pela Wicca. 
As cores que os representam e, no caso dos elementos principais, o ponto cardeal:

Ar - Amarelo - Leste

Terra - Verde - Norte

Fogo - Vermelho - Sul

Água - Azul - Oeste

Espírito - Branco ou roxo

Sobre os símbolos. Veja bem, cada elemento é definido por duas características: ativo/passivo e feminino/masculino.

Fogo: ativo masculino

Ar: passivo masculino

Água: passivo feminino

Terra: ativo feminino

Eu recomendo que, antes de continuar a ler esse post, você pegue um pedacinho de papel e uma caneta e tente juntar cada elemento ao seu completo oposto.

Bem, completos opostos:
Fogo e Água
Terra e Ar

Ligados pela característica "passivo/ativo":
Fogo e Terra: ativos
Ar e Água: passivos

Ligados pela característica "feminino/masculino":
Fogo e Ar: masculinos
Terra e Água: femininos

No quê isso ajuda a aprender os símbolos?
Veja bem, o triângulo normal para cima e o triângulo normal para baixo são figuras completamente opostas, assim como o triângulo com linha pra cima e o triângulo com linha para baixo são completos opostos também. Com isso você já sabe que se triângulo normal para cima é o fogo, o para baixo é água.
Mas como saber inicialmente? Bem o triângulo normal para cima lembra uma chama, não? A chama sobe, a água ou fica parada ou cai, nunca sobe, então triângulo apontado para baixo. O triângulo com linha apontado para cima... bem, olhe para o céu, que é o que mais remete ao ar. Ele está em cima certo? Na direção da onde a ponta do triângulo está apontando.E nós pisamos na terra, por isso ela está embaixo, para onde o triângulo com a linha pra baixo está apontando.
Não sei se deu para entender, é um pouco confuso, é assim que eu aprendi os símbolos, espero que dê para vocês entenderem, pois se der vocês nunca mais esquecerão.


Blessed Be!

2 comentários:

Comente, acrescente, mas não critique a nossa religião! Cada um tem a sua e devemos respeitar a escolha de cada um!