Ensinamento

A definição mais popular de magia é: "A Arte de alterar e moldar a realidade através do poder da vontade".

sábado, 28 de abril de 2012

Handfasting - Casamento Wicca

Handfasting – A União do Casal
O casamento é umas das cerimônias mais festivas e marca o início de uma nova fase – a vida adulta. Apesar das diferenças culturais, em todos os povos a idéia é quase sempre a mesma: celebrar a união do casal perante os deuses e à comunidade.


Na Wicca a cerimônia de casamento é chamada de “Handfasting”, um termo inglês que significa “atar as mãos”. É uma cerimônia alegre, onde evocamos os deuses e pedimos para que eles abençoem a união do casal com fertilidade, amor e prosperidade. O casal geralmente veste roupas brancas ou vermelhas, e na cabeça usam guirlandas de flores. Durante a cerimônia suas mãos são atadas, representando a união entre eles, e em seguida partilham o pão e bebem vinho da mesma taça.


Os antigos pagãos costumavam realizar seus casamentos durante o Sabbath de Beltaine – noite em que todos estavam livres para se entregar ao amor e ao prazer, e essa união era um tipo de acordo que tinha validade por um ano, podendo ser renovado se eles assim o quisessem. Durante o Sabbath, os noivos pulavam fogueiras de mãos dadas para garantir a fertilidade. Em algumas tradições, ao invés de fogueiras, os noivos pulam sobre uma vassoura deitada no chão, com o mesmo objetivo.




Adequando-se às necessidades do mundo moderno, na Wicca os casamentos podem ser realizados em qualquer época do ano, apesar de muitos darem preferência a Maio, tradicionalmente o mês dos casamentos. Apesar de não ser um elemento tradicional do paganismo antigo, muitos noivos fazem questão de trocar alianças, o que não é nenhum problema. Da mesma forma, na Wicca a duração da união fica automaticamente prolongada até que os noivos desejem se separar, pois é muito trabalhoso renovar os laços matrimoniais a cada ano.

Diferente do que ocorre em muitas religiões, a Wicca aceita e realiza o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A Wicca não nutre qualquer tipo de preconceito, pois toda forma de amor é considerada sagrada.


Texto escrito pelo Sacerdote Diogo Ribeiro e Sacerdote Og Sperle

4 comentários:

  1. Olá,

    desde cedo que eu admiro a religião wicca.
    No ano que vem, eu e o meu namorado vamos casar, as nossas familias são catolicas, mas nós não queremos casar pela igreja, queremos apenas um casamento civil. No entanto ele pediu-me se podiamos benzer as alianças, eu concordei. A minha mãe tbm gostava que a cerimonia fosse presente por um diácono (está abaixo do padre).
    Eu gostava de realizar um casamento wicca, e já li alguns artigos em que por vezes há duas facções religiosas a dar a sua benção ao casal.
    Agora pergunto, não sendo eu praticante de wicca, é possivel um sacerdote wicca realizar o nosso casamento?

    ResponderExcluir
  2. Olá Catarina! Situação complicada a sua... Um dia desses também estava pensando em como eu faria se meu noivo fosse católico e resolvi deixar para resolver quando estiver na hora porque dá muita dor de cabeça... Eu sou só uma jovem de 15 anos que estuda Wicca com muita dedicação e amor à um ano e que junta as suas pesquisas no Wiccan Times. Algumas perguntas posso responder mas a sua infelizmente não sei a resposta. Mas sei que deve saber! Mande sua pergunta para este e-mail: Wiccanmartinez@yahoo.com.br. Martinez é dono do site http://www.wiccagardneriana.net/home.html!
    Bençãos de luz a você e espero que consiga a benção sacerdotal para o seu casamento! Felicidades! :D

    ResponderExcluir
  3. Sou evangélico protestante, conheci a wicca através de uma grande amiga que se tornou um grande amor. Apesar de sermos de religiões diferentes, faço de tudo pra vê-la sorrir e nisso decidi pesquisar como é o casamento wiccano pois gostaria de realizar este desejo dela. Achei muito lindo e queria saber se a cerimonia é realizada dentro do templo ou em um lugar conectado com a natureza?

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, mas não critique a nossa religião! Cada um tem a sua e devemos respeitar a escolha de cada um!