Ensinamento

A definição mais popular de magia é: "A Arte de alterar e moldar a realidade através do poder da vontade".

terça-feira, 1 de maio de 2012

O que a Wicca não é!

A Wicca é uma Religião que não faz uso, nutre ou apóia quaisquer expressões de Maniqueísmo, Proselitismo ou Preconceitos.
O maniqueísmo é a crença na existência do “bem” e do “mal” como forças contrárias e em eterna disputa, onde de um lado temos um “mal absoluto” ou “Demônio” em oposição a um “bem absoluto” ou “Deus”, conceitos comuns a maioria das religiões monoteístas. Na Wicca não cremos em tais conceitos, pois sabemos que somos animais e fazemos parte da natureza, e a natureza desconhece tais conceitos, existindo apenas os instintos motivados pela necessidade, a teia alimentar e a lei da sobrevivência do mais apto e sua seleção natural.
Proselitismo é o uso de discursos, sermões e pregações públicas com o objetivo de convencer, converter e arrebanhar fiéis. Esta prática, comum a muitas religiões, é uma invasão desrespeitosa ao espaço pessoal, causa desconforto, pode gerar conflitos, além de ser uma violação ao direito de livre arbítrio do ser humano. Todos têm a capacidade de buscar por si mesmos seu caminho espiritual e o direito de escolherem a fé que desejarem. Wiccanos não precisam converter ninguém, pois não reconhecemos os conceitos de pecado, salvação ou sofrimento eternos; além de acreditarmos que quando temos afinidade pelos deuses antigos, recebemos o “Chamado da Deusa”.
A Wicca não nutre preconceitos de qualquer espécie nem exclui pessoas de quaisquer grupos, gênero, orientação sexual, cor, religião, procedência, deficiência física, forma de pensar ou qualquer outra espécie. Todos são aceitos em nossa religião, pois a Deusa é a natureza, plena em diversidade, e abençoa a liberdade, o amor e o prazer de ser o que se é. Da mesma forma, wiccanos devem respeitar todas as diferenças que existem entre as pessoas, procurando conviver em harmonia com todos, inclusive com pessoas de outras religiões, visto que não reconhecemos conceitos como “verdade absoluta” ou “único caminho”.

Texto escrito pelo Sacerdote Diogo Ribeiro
Fonte: http://uniaowiccadobrasil.org.br/index.php/definindo-a-wicca/a-wicca-nao-e

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, acrescente, mas não critique a nossa religião! Cada um tem a sua e devemos respeitar a escolha de cada um!