Inicialmente e tradicionalmente é o nome dado ao livro ou grimório escrito por Gerald B. Gardner que contêm todas as informações pertinentes à prática da wicca por parte de seus seguidores. O ‘Book Of Shadows’ nome em inglês do livro das sombras é passado de sacerdote(a) para sacerdote(a) através dos tempos desde Gerald Gardner. Apesar de seu conteúdo não poder sofrer alterações, é comum que cada Coven desenvolva pequenos apêndices para complementar às práticas de acordo com a região ou adeptos.
Na atualidade o livro das sombras tem sido confundido com o Livro Negro, nome dado aos diários individuais dos bruxos, onde eram anotados desde ingredientes para feitiços, como também sonhos, eventos importantes, relatos de percepções e ensinamentos que consideravam importantes.
Fonte: http://www.oldreligion.com.br/novo/conteudo/index.asp?Qs_idConteudo=129
Para os que se assustarem cm o termo livro negro tm é comnhecido cmo livro do espelho
ResponderExcluirIsso! E na Wicca tudo tem seu oposto, então não acreditamos q "negro", "escuro", "sombras" e "trevas" sejam algo ruim. Se não fosse a escuridão, como veríamos as belas estrelas que pontuam o céu? O uso dessas palvaras não remete à magia negra em hipótese alguma!
Excluir"Temos d agradecer a luz por ser bela e a escuridão por nos permitir ver as estrelas" te disse isso. Se se lembrar sabe quem sou.
ExcluirSabia que era vc, Tiago! (Ou é Thiago? Não sei...)
ResponderExcluirÉ, resolvi botar isso q vc disse aqui, realmente reflete a ideia do que significa a escuridão para a Wicca ;)
É cm h msm e sim salva a ideia d preconceito com a escuridão na sabedoria comum... Desculpe colocar anonimo pois ñ tenho contas em quase nenhum lugar.
ResponderExcluirTudo bem, rs.
ResponderExcluir