Ensinamento

A definição mais popular de magia é: "A Arte de alterar e moldar a realidade através do poder da vontade".

terça-feira, 24 de julho de 2012

Tudo sobre o Deus Cornífero


Cremos e louvamos a presença de nosso Deus em sua face Juvenil e Fértil. Acreditamos que nossa Deusa Mãe deu origem a este Serque a complementa sendo seu Filho da Promessa e seu Consorte Complementar. Não temos a visão de Deus Pai “todo poderoso”, mas sim, de um ser complementar a nossa Deusa, pelo qual ela aguarda durante toda “a roda (1)”.
Nosso Deus, também chamado de o Deus Cornífero é um Deus fálico de fertilidade. Geralmente é representado como um homem de barba com cascos e chifres de bode ou cervo. É freqüentemente chamado de “o Doador da Vida”, “Mestre da Morte e Ressurreição”, “Deus das Sementes”, “Deus da Fertilidade”. É o Deus da força e da alegria de viver, inerentes às pessoas que são otimistas e procuram sempre progredir, perdoando a si próprio e aos outros que os tenha prejudicado.
Vemos a personificação de nosso Deus através do Sol. É o Deus que morre e sempre renasce. Fazemos nossas celebrações baseadas justamente neste caminho que nosso Deus percorre ano a ano. E assim como nossa Deusa, pedimos por seu retorno nos dias deInverno, sofremos seu sacrifício no Outono, louvamos sua plenitude no Verão e acompanhamos seu crescimento na Primavera. Fazendo isso, sintonizamos nossos seres com a divindade original que nos colocou neste plano físico em busca de harmonia e saúde.
Nosso Deus também possui vários nomes, mas em essência é o mesmo.
Hermes (Grécia), Pan (Grécia), Lúcifer (Itália), Osíris (Antigo Egito), Lugh (Antigo povo Celta), Cernunnos (Antigo povo Celta), Shiva (Índia), Odin (Antigo povo Nórdico), etc.
Assim, o Deus representa três aspectos. Ele é o ‘cornífero’, o deus da floresta, representando a natureza indomável de tudo o que é livre. Nesse aspecto, assinala o estágio do homem como caçador-coletor. Em seguida, temo-lo como ‘o encapuzado’, o Senhor da Colheita, a imagem do Green Man. Aqui, ele reflete a natureza cultivada de tudo o que é padronizado. Nesse aspecto é identificado com o estágio de desenvolvimento agrícola da humanidade. Por fim, ele é ‘o antigo’, e simboliza a sabedoria cumulativa da experiência humana.
Acreditamos que ele zela por todos os seres vivos, principalmente os seres silvestres e selvagens, os quais, ele sempre esteve ligado, desde sua origem e adquiriu suas características.
(1) – termo usado para representar a passagem dos 12 meses do ano.

CARGA DO DEUS

Escute as palavras do Deus Cornudo, o Guardião de todas as coisas selvagens e livres, e o Guardião dos portais da Morte cujo chamado todos devem responder.
Sou o fogo dentro do seu coração…O desejo de sua Alma. Sou o Caçador do Conhecimento e o Investigador da Indagação Sagrada. Eu, que estou na escuridão da luz. Sou Ela que você chama de Morte. Eu, o Consorte e Companheiro Dela que nós adoramos,chamo-te diante de mim. Atenda ao meu chamado amado,venha até mim e aprenda os segredos da morte e da paz. Sou o milho na colheita e a fruta nas árvores. Sou Ele que o conduz à casa. Açoite e chama, Lâmina e Sangue são meus e presenteio-te.Chame por mim na floresta selvagem e nos topos das montanhas e busque-me na Escuridão Luminosa. Eu, que tenho sido chamado de Pan,Herne,Osíris e Hades, falo para ti e procuro por ti. Venha, dance e cante;Venha vivo e sorria para observar. Esta é minha adoração.Vocês são minhas crianças e eu sou seu Pai. Em asas de noite rápidas sou eu que os ponho no colo da Mãe. Para renascer e retornar novamente.Você, que pensa me buscar; saiba que sou o vento indomado, a furiosa tempestade e a paixão em sua Alma .Busque-me com orgulho e humildade, mas busque-me melhor com carinho e força, pois este é o meu caminho e não amo o fraco e o temeroso. Ouça meu chamado em longas noites de inverno e juntos guardaremos a Terra  Dela enquanto Ela dorme. 

NÃO É O DIABO CRISTÃO:
Com o crescimento do Cristianismo e com a intenção do Clero em deturpar a Bruxaria, a figura atribuída ao Deus Cornífero acabou por personificar o Diabo.
Com essa atitude, a igreja Cristã tentava demonstrar ao pagão que sua fé no paganismo era ruim, má.
Porém, o Diabo é a representação do Mal absoluto, enquanto do Deus Cornífero não é visto dessa forma.
O Cornífero é uma força da natureza, não completamente beneficente nem maleficente. No seu papel de pai, Ele dá a vida. Já em sua morfologia de Caçador, Ele a toma, na forma do sacrifício necessário para a continuidade da raça. Lúcifer, este tratava-se do irmão e consorte da Deusa Pagã Diana que carregava vários devotos no sul da Itália. Ele representava o Sol, seu nome significa “o portador da luz” devido a esta divindade.

5 comentários:

  1. como eu faço pra eu me iniciar nessa fascinante religião????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abençoado seja,aqui no blog tem o post com o ritual de iniciação (http://wiccantimes.blogspot.com/b/post-preview?token=m8Unaz8BAAA.AroPRoTEPEOvC1RD7KYWhA.zn5pOeuGLbzxjtd6bAANQA&postId=2479590206517923428&type=POST)

      Lembre-se de fazê-lo após um ano e um dia de estudo, ou quando se sentir pronto e boa jornada no mundo wiccano!
      )o(

      Excluir
  2. Querido(a), belo blog, belas palavras.Vou usar o texto 'Carga do deus' pra meu rituis em homenagem ao deus cornifero, apesar de (ainda) nao ser iniciada.Blessed be )O(

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu tenho uma duvida, porque eu passei um bom tempo pesquisando sobre Lúcifer e em alguns lugares dizia que ele era chamado de Deus cornífero, eu ainda não entendi, eles podem ser associados como a mesma pessoa? Ou com um significado semelhante? Sou católica, mas tenho muita curiosidade de conhecer outras religiões antes de confirma minha crisma em Deus...

    ResponderExcluir
  4. Olá Maria!
    Então, Lúcifer é o anjo banido pelo Deus cristão que tornou-se o diabo. Na época da Inquisição, pegaram a imagem do nosso Deus Cornífero e a colocaram na sua figura de diabo para que as pessoas passassem a temer a bruxaria e concordassem que os praticantes deveriam ser caçados. O nosso Deus Cornífero possui chifres e cascos, pois ele é a representação da natureza selvagem. Chifres foram colocados na imagem do diabo. Chamar o Deus Cornífero de Lúcifer é vê-lo como o mal. Lúcifer significa luz, mas o anjo de fato virou o mal para os cristãos. Existe um deus do panteão italiano que se chama Lúcifer, mas muito poucos chamam o Deus Cornudo por este nome, para não aumentar a difamação de nosso deus. Se por Lúcifer você quer dizer o Lúcifer cristão, então não, não podem ser considerados duas faces da mesma entidade.

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, mas não critique a nossa religião! Cada um tem a sua e devemos respeitar a escolha de cada um!